quarta-feira, 29 de julho de 2015

UMA BUSCA INÚTIL DA VERDADE

A busca da "Verdade" será inútil se o que se pensa que é verdade não for verdade


Não parece, mas atrás de uma frase simples, quantos pontos a serem considerados não há?
Analisando o texto bíblico:  Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". (João 8:31,32).

Não existe uma definição literal, restrita e final sobre "filosofia", mas um conceito que se forma e que acaba reduzido numa declaração apenas: "Filosofia é a busca do conhecimento da verdade através da razão"

 Nossa, quantas indagações tal conceito nos permite levantar, só no campo do cognitivo, racional e puramente filosófico. Poderíamos nos perguntar, assim como um dia tantos perguntaram e também Pilatos perguntou: O que é a Verdade? Sua pergunta, no entanto, foi formulada com uma pequena impontualidade que faz toda a diferença, já que a verdade não é "O quê" e sim "Quem". É claro que Pilatos, ao fazer tal interrogação, buscava uma definição de "verdade", mas toda e qualquer definição tão almejada pelos pensadores se resumiria numa só "pessoa": Jesus.

Ao ouvirmos que Ele Se declara "A Verdade" (Única), porque ao dizer-Se verdade, está dizendo, por dedução, inferência, etc., que não pode haver mais que uma verdade, porque se não, uma das verdades seria mentira. Mas, retomando, se Ele se declara a Verdade, o que devemos fazer - após tomarmos ciência desta declaração - é que devemos buscar (para encontrar) essa Verdade. Por que buscar para encontrar? Porque os caminhos da razão (ciência, especulação, etc) não nos revelará aquilo que só pode ser achado pelo caminho da fé. E é aí que reside toda resistência dos "Tomés"; querem ir pelo caminho do "primeiro eu quero vê-Lo, para então, depois, acreditar". Só que o caminho da fé, é um caminho que só pode ser empreendido, trilhado, por aqueles que se permitirem fazer a operação inversa: "primeiro crer que Jesus é real, entregarem-se aos Seus cuidados, para que então, somente então, possam vê-Lo". Ma isso é loucura, dirão muitos. Sim, é loucura para o homem, mas Deus quis que o homem enveredasse pelo Caminho da Salvação, desta forma,

"Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes".
Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.
Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;
nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios (1 Coríntios 1:17-23)

Como aceitar isso? Permitindo que esta postagem (pregação) da Palavra de Deus, desperte em você o seu espírito adormecido; é necessário nascer de novo (da água e do Espírito) para que então se torne espiritual e receba o poder de ser chamado FILHO DE DEUS; aí entenderá tudo muito bem, espiritualmente, e a Verdade terá sido revelada em seu interior... A Verdade que buscava, te encontrou no caminho da contra-mão filosófica, religiosa, mítica, mística, etc... Parabéns Filho do Deus Altíssimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário